sábado, 29 de outubro de 2016

Pessoas fortes

Durante a vida, nós conhecemos gente de tudo que é jeito: alta, baixa, brancos, negros, pessoas positivas, pessoas negativas, gente que bebe, gente que não bebe. Me atrai bastante pessoas fortes. Sim, pessoas fortes.

Pessoas essas que já passaram por poucas e boas na vida, e com os dias frios foram desenvolvendo resistência a gripe, e que com os dias difíceis, aprenderam que eles passam e ficam sempre os aprendizados. Sem muito pensamento subjetivo, sem discussão não necessária, sem imaginar-se de modo inferior: pessoas fortes são aquelas fortalezas que guardam o tesouro de si, e sabem bem o que querem e que palavras não estão escritas em seus dicionários.

Eles são fortes demais? Ou, eu encontrei uma desculpa para não ser como eles? Sou dependente demais dos outros? Não sei. Engraçado que ontem uma amiga falava sobre ter foco e metas, e apesar da convicção com que ela dizia cada palavra, no final da noite ela revelou: não farei planos para 2017.

Eu gosto das pessoas fortes. Gosto e muito. Pessoas que são por si uma prova de resistência e seu maior ato de subversão é continuar existindo. Gosto das pessoas que mesmo com as condições desfavoráveis, não desistem, nunca. Gosto dos senhores de 62, 63 anos que ignoram a idade e fazem planos, com mais convicção do que eu.

E apesar de ontem meu rumo ter sido posto a prova em quatro momentos diferentes, não é o fim do mundo. Matthews Vianna sempre afirma: não transforme em grandes as coisas que são pequenas. Isso ainda é algo que eu tenho que aprender com os fortes. E apesar dos desfavores dos dias, dos desconvites, dos e mails mal recebidos, das reclamações, dos convites quebrados, ainda haverá um amanhecer que permitirá que eu aprenda com tudo isso.

Ser forte é uma questão de princípios agora. Não dá mais para deixar que os percursos íngremes me cansem e façam com que eu desista de subir a ladeira.  Essa é mais uma questão de como as coisas foram e de como elas podem ser.  Repensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário