quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Assuma a cadeira de piloto em sua vida.

As minhas crônicas, ou simplesmente textos, costumam se basear em alguma experiência minha e depois uma filosofia de bar da situação com uma dose de sentimentalismo. Com esse não vai ser diferente.

Comprei um livro desses de autoajuda quase como por acidente (e o fato de eu admitir que ele é de autoajuda já é um ganho monumental. Sempre dizia que ele era um livro de crescimento ou de estratégia, e ele é sim sobre isso, mas sua catalogação é autoajuda). Me apaixonei pela história.

O livro é de autoria de Paul Hanna, um coach que tem uma carreira bem solida, e é consultor de grandes companhias em diferentes partes do mundo. No livro, Paul aborda temas que vão desde a sua autoestima até a você aprender a torcer pela alegria dos outros, e a distância entre esses dois elementos é menor do que se pode pensar. Paul através das palavras vai tirando de nós os pesos dos anos que vamos carregando nos ombros e nem sentimos. Ele começa provocando: seja você o piloto de sua vida.

É incrível o modo como damos à outras pessoas o poder de controlar nossas vidas, ou simplesmente entramos em modo de piloto automático, e vivemos tudo sem questionar, sem sequer as vezes tentar mudar. O piloto automático de um avião é bom pois eles mantem a altura certa do voo. Mas ele tem àquela altura controlada, pré-determinada. Ele não voará mais baixo ou mais alto que isso. A nossa altitude de voo é dada pela nossa atitude. Vou mudar minha altura de voo ou vou ficar nessa que me programaram para sempre? Mudar a altitude requer mudança na atitude e requer riscos, e quando eu fui pensar nisso, eu fui bem franco: “já não estou bem onde estou, por que não arriscar mudar? ”

Com esse livro eu deixei para trás as responsabilizações, ainda que mentais, que dava dos meus problemas a meus pais. Eu sou o que o tempo e eu fizemos de mim. Eu serei o que fizer de mim a partir de hoje. E isso é assumir a cadeira de piloto: eu sei onde irei. É você saber quem você é, é você aprender a olhar-se no espelho, a ler os seus olhos, é mudar a linguagem como que refere a si mesmo, é você definir quais sentimentos você quer manter em seu coração, como você quer se comportar diante de um estímulo desagradável.

Estar na cadeira piloto de sua vida é você aprender a como mudar tudo o que deve, mas não sabe como, aprender o que é importante verdadeiramente para si, aprender a alcançar a qualidade de vida, o sucesso, e ainda: a amar-se.

Assuma a cadeira de piloto em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário