domingo, 13 de agosto de 2017

Dia dos pais

O domingo de dia dos pais sempre me remete a uma cena que trago da infância bastante incomum: era domingo de dia dos pais, e estávamos em casa assistindo Domingo Legal (época de Augusto Liberato, até); me lembro que foi um daqueles domingos cansativos, e que minha mãe tinha passado todo o dia muito agitada; como de praxe, o programa homenageou os pais e convidou alguns famosos para integrar a bancada de homenageados.


De repente minha mãe, que perdeu o pai aos 13 anos em 1986 ou 1987, começou a chorar. Chorou, chorou, chorou e ficou sem fôlego. Chorei junto sem saber o peso daquela dor: ela chorava porque doía, e por empatia chorei junto. Ao longo dos anos ela vai falando cada vez menos do pai, a não ser as memórias boas, e me pergunto se ela recorda da voz dele e da afeição, eu nunca perdi ninguém e não sei como lidaria com isso.


Ao longo dos anos conheci pessoas que tinham uma relação complicada com os pais, e outras pessoas que nem pai tinham, seja que o pai nunca fora conhecido, ou que o pai tinha falecido, e também as que têm uma relação apaixonante com os pais. Conheci pais que são heróis, pais que são verdadeiros embustes, pais que são linha dura e de coração mole (Djalma entra fácil nesse grupo), mães que são pais, e hoje fico pensando que ser humano é esse que carrega em seu peito o dom de super-herói, que manda você soprar o machucado e continuar brincando, que dá um puxão de orelha, que deixa de comprar roupas para te dar confortos que ele não teve.


Trago em meu peito a alegria de dividir esse dia de hoje com meu pai, e sinto uma compaixão ímpar de quem não pode sentir essa mesma alegria, e que neste domingo a cabeceira da mesa parecerá mais vazia do que qualquer outro dia do ano. Trago o prazer de fazer longos planos de melhorias da casa com meu pai, mas divido o coração com a dor da Marcela que perdeu o pai ontem, a dor do Thiago, da Ângela, da Nacele, de Luiz, Francisco, Paulo, César, Joões e Marias que perderam os pais um dia e eu sinto muito por eles não poderem dar um abraço apertado no pai hoje.

Um obrigado a todos os pais que salvam seus filhos. Feliz dia dos pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário